Como germinar sementes de paineira de um jeito simples, e fácil! (EM 4 PASSOS)
Fonte: diariodaregião |
Uma árvore magnifica, que além da madeira, se extrai também a paina que é utilizada na fabricação de travesseiros e afins que utilizam como fibra.
Fonte: Pinterest |
Cresce em qualquer clima e terra brasileiro, sendo que, no cerrado e nas regiões que possuem o clima frio bem definido se torna decídua. Nas demais regiões, como o norte do país, é uma árvore semi-decídua. Espécie de grande porte, que em condições adequadas, atinge os 40 metros de altura, não sendo muito indicada para plantios em calçadas ou em pequenos quintais urbanos, por vezes não tolerar podas e há possibilidade da raiz atingir a rede de água e esgoto. Sendo altamente indicada para reflorestamentos, recuperação de nascentes e afins. Também para paisagismos de sítios e fazenda, por possuir inflorescência com flores que duram um bom tempo e de cores chamativas que embelezam o local (portanto, possui espinhos desde a base do tronco, até o final dos galhos).
Possui frutos são capsulas globosas (semelhante ao abacate, por exemplo), que abrigam várias sementes e a paina. Paina essa que envolve a semente, que ajudam na dispersão da semente, porque são leves e ajuda no voou.
Método de coleta de sementes de paineiras para germinação: fácil e prático!
Para evitar que as sementes se dispersem, e você perca a época de colheita, saca só um truque para conseguir sementes viáveis e que garantirão uma boa produção de mudas:
Para evitar que as sementes se dispersem, e você perca a época de colheita, saca só um truque para conseguir sementes viáveis e que garantirão uma boa produção de mudas:
Passo 1:
OBSERVAÇÃO- A inflorescência varia de região a região, então, observe atentamente quando os frutos irão surgir. Dessa forma, quando se passar de 2 a 3 meses, alguns frutos estarão maduros, mas não ao ponto de se soltar as sementes.
Passo 2:
COLHEITA- Ao observar que os frutos estão maduros, em um tamanho tal qual um abacate, e que esteja começando a ficar amarronzado.
Passo 3:
SECAGEM- Não abra o fruto. Após a colheita, coloque o fruto em um local que receba algumas horas de sol (não deixar muito tempo, pode ser que ocorra o cozimento das sementes). Fique atento que em alguns dias o fruto irá secar e abrir.
Passo 4:
SEMEIO- Sementes colhidas, é hora de plantar! Basta selecionar as melhores sementes no meio da paina, e semear em recipientes com 1/2 de terra e 1/2 de esterco, com uma pequena parte de areia. Em no mínimo 5 dias já estarão nascendo suas mudinhas de paineira!
Obs: sementes de paineira apresenta baixa fertilidade, então para plantio coloque pelo menos 3 sementes em cada recipiente de germinação,
Seguindo esse passo a passo, logo você desfrutará de uma belíssima árvore Paineira! E terá contribuído para o meio ambiente!
Comentários
Postar um comentário